Como vocês já sabem, algumas vezes contratamos pessoas talentosas da comunidade. James (aka viperesque), um moderador do subreddit e membro da comunidade já há muito tempo com o qual pode ser que vocês estejam familiarizados, entrou para nossa equipe há alguns meses. Recentemente o pedimos para compartilhar um pouco da sua história e do tempo que passou conosco. Esperamos que vocês gostem desta entrevista.

Olá James! Obrigado por participar da entrevista! Por favor se apresente.

Olá! Me chamo James, mas nos círculos do Path of Exile mais pessoas me conhecerão como viperesque dos fóruns, reddit ou Discord. Tenho trabalhado com na GGG como game designer desde janeiro deste ano.

Nos fale um pouco sobre sua posição atual na GGG.

Antes de começar a investir para conquistar este trabalho, eu não fazia ideia de quantas tarefas diferentes estavam envolvidas no game design do Path of Exile! Acontece que existe muito a se fazer. Os postos com os quais eu esperava que as pessoas se associassem em sua grande maioria são na criação de ideias e fazendo ajustes de balanceamento para itens, habilidades e gemas de suporte, sistemas de criação e por aí vai. Essa com certeza é uma grande parte do trabalho, mas por exemplo, configurar e fazer os scripts para os monstros e encontros também são trabalho do designer e acabam sendo uma boa porção do trabalho (apesar de eu estar apenas começando nesta área com monstros simples). Também existem coisas como encontrar bugs, implementação de efeitos visuais, design de níveis e a preparação de materiais para anúncios.

Também é um posto extremamente colaborativo - tendo a ideia inicial para um recurso ou mudança vindo de um designer ou qualquer outra pessoa, é quase sempre necessário que a ideia passe por outra pessoa (um programador, animador, artista, designer de nível, de som ou qualquer outro) para ser criada, e então enviada de volta ao designer para ser implementada no jogo. Esta tem sido minha coisa inesperada favorita sobre a posição até o momento, porque você consegue trabalhar com tantas pessoas pela empresa e aprender um pouco sobre como eles fazem seu trabalho.

Como e quando você ficou sabendo sobre o Path of Exile?

Um amigo meu tinha um pacote de apoiador beta, e falou para todo o nosso grupo de amigos gamers sobre o Path of Exile quando ainda estava indo para o beta aberto. Então eu fiquei sabendo pela primeira vez em Fevereiro de 2013, e tenho jogado desde então.

Qual foi aquele momento que te conquistou no jogo?

Não foi um único momento. Mesmo em 2013, o Path of Exile era um jogo tão complicado que levei meses para apreciá-lo completamente. Tendo isso sido dito, eu consigo selecionar alguns eventos empolgantes. Lembro que estava querendo já faziam alguns anos RPGs que levassem a customização de personagem a sério sem ser baseado em turno ou ter uma jogabilidade terrível, então a primeira vez que vi a árvore de passivas foi definitivamente um "Isso!" pra mim do que um "O que é isso?", e sei que várias pessoas também experienciaram isso. Conseguir levar minha primeira build real (Impacto Sísmico com Marohi, já saindo de moda no início de 2013 se eu for sincero) ao endgame após dois ou três inícios falhos fez com que eu me sentisse como se estivesse começando a entender o jogo, apesar de estar muito errado. Mais ou menos 100 horas 'farmando' Docas com totens de Fagulha (aí está o meta de 2013 que conhecíamos e amávamos!) eu estava definitivamente preso ao jogo. Em algum momento bem depois, o propósito de ligas temporárias fez sentido para mim, e foi então que entendi que eu jogaria este jogo por anos e anos. Certamente nunca esperava vir parar aqui!

Você é conhecido na comunidade como moderador do Subreddit do Path of Exile. Como você começou por lá?

Sempre que invisto muito em um jogo complicado, tendo a começar a devorar informações sobre ele de forma semi-obsessiva. Eu também, algumas vezes, começo a responder as perguntas das pessoas sobre o jogo online, parcialmente porque é uma forma divertida e satisfatória de gastar um pouco de tempo livre e parte porque o processo de ajudar outras pessoas e ler as respostas de outras pessoas melhora meu próprio conhecimento.

No caso do Path of Exile, eu comecei nos fóruns oficiais, então fiz uma conta no reddit para responder perguntas lá também, então entrei nos servidores do Discord quando eles começaram. Isso fez com que eu fosse notado pelos mods do Discord (que na época eram a maior parte dos mods do subreddit também), e eu fui convidado a moderar lá. Isso eventualmente me levou a ser convidado para ajudar com o subreddit também, já que estava ativo em ambos. Eu na verdade rejeitei o pedido algumas vezes porque estava preocupado sobre o potencial stress que viria com o tempo investido baseado em antigos postos de moderador que tive, mas eventualmente disse sim para testar, descobri que era muito menos doloroso do que eu esperava, e fiquei por lá.

Quais foram os momentos mais difíceis e os mais divertidos?

As maiores dificuldades sempre vem de tentar encontrar um meio termo entre grupos com opiniões completamente diferentes ou crenças sobre como o subreddit deveria funcionar. O reddit é estranho assim -- fóruns podem ser subdivididos o quanto você quiser, mas subreddits aglomeram tudo junto e você está preso nisso (e fragmentos de subreddits raramente conseguem muita atração), então todo mundo teve que aguentar um pouco de conteúdo com o qual eles não se importavam de verdade e isso causou fricção. Ter pessoas em ambos os lados de um debate acusando você de ser suspeito contra eles é uma experiência inesquecível.

A mais divertida… bem, sendo sincero, moderar não é divertido. Ocasionalmente você atinge a satisfação de lidar bem com alguma situação, mas do contrário é bem neutro.

Como você veio parar na GGG?

Em uma palavra, Bex!

Antes da GGG eu era um bio alquimista pesquisador, e estava bem, mas nunca senti que era uma combinação perfeita para mim. Eu estava pensando em mudanças de carreira muito menos drásticas -- talvez farmácia ou ciência governamental. A ideia de que talvez eu pudesse me candidatar para a GGG apareceu do nada um dia e eu não consegui me livrar dela. Sei muito sobre o jogo, sou ativo na comunidade, vivi na Austrália o suficiente para conseguir cidadania e minha parceira é Australiana, então poderíamos evitar os regulamentos de contratação estrangeira da Nova Zelândia… Pensei que era um sonho meio bobo, mas sabia que o arrependimento viria caso eu não o seguisse. Com sorte eu já estava bem com a Bex por causa da comunicação sobre problemas do subreddit por anos e anos, então perguntei a ela se faria sentido ou não me candidatar para um posto da comunidade na GGG.

Infelizmente, a equipe da comunidade estava completa. No entanto, Bex achou que eu me encaixaria em outros postos, me encorajou a enviar uma aplicação aberta de qualquer forma, e me deu muitos conselhos para fazer isso. Se não fosse por ela eu provavelmente nunca teria enviado nada, e definitivamente não teria considerado a mim mesmo para um posto de design.

Parece que o Chris e alguns outros membros da equipe da GGG já sabiam de mim. Alguns e-mails e umas chamadas de Skype com o Chris depois eu estava sendo considerado para uma posição de game design. Consegui passar pela sessão de duas horas com o Neon de Entrevista/conversa/jogatina, voei até lá para fazer entrevista presencial, minha parceira ficou feliz em sair do trabalho, e em seguida estávamos encaixotando as coisas e nos mudando para Auckland!

Como está sendo trabalhar conosco até o momento comparado com suas expectativas? Teve alguma surpresa?

Eu não sabia muito o que esperar até que comecei, então, relacionado a este assunto, tudo tem sido uma surpresa! Quando testei pela primeira vez, tive que me preparar para odiar o trabalho! Mas está sendo ótimo. Me sinto incrivelmente sortudo por estar nesta posição e por ter o trabalho que realmente gosto de fazer, e todos no escritório são muito amigáveis. Acho que uma boa surpresa é que o balanceamento do jogo tem muita coisa em comum com experimentação científica, então posso aplicar muito da minha experiência e treinamento nele. Peço desculpas às pessoas que tiveram que ler minhas notas dos chamados quando comecei a tratá-las como um caderno de laboratório!

Tem sido bem interessante finalmente conseguir aprender sobre todas as mecânicas que a GGG mantém em segredo, e o quão errado eu estava em minhas presunções de algumas delas. E apesar de não ser diretamente relacionado ao trabalho, entrar na quarentena do Covid três meses após chegar na Nova Zelândia foi definitivamente uma surpresa, e uma que eu consegui lidar pegando emprestado várias coisas do escritório...

Você esteve envolvido na criação dos notáveis para o sistema de Joias de Grupo. Qual foi a parte mais desafiadora deste processo?

Primeiramente, conseguir entender este novo sistema louco sobre o qual acabei de ficar sabendo no meu segundo dia no trabalho. Segundo, criar ideias! Não havia um objetivo específico para o número de notáveis, mas tivemos que ter o suficiente para que todas as builds que pudéssemos pensar tivessem um número decente para escolher. Rory sugeriu brincando(?) que chegássemos numa lista de 3000 e cortássemos a partir daí. Provavelmente chegamos a 500, apesar de que, para ser claro, isso foi um esforço em grupo e não mais do que um terço delas foram minhas.

Você tem algum conselho para aspirantes a Designer?

Não tenho certeza se sou qualificado para responder esta pergunta ainda! Para o Path of Exile especificamente, eu repetiria os comentários do Neon na ExileCon dizendo que a maior coisa que você precisa é conhecer o jogo de dentro para fora. Entender como as mecânicas e cálculos do jogo funcionam, ser capaz de rapidamente descobrir casos de uso e abuso para um item ou habilidade, se certificar de que você não repita nada que já foi feito, e saber quais métricas usar para o balanceamento são absolutamente vital. Estou sendo ensinado enquanto faço as coisas, apesar de alguma aptidão com computadores ser obviamente um algo a mais. Ah sim, isso se aplica para qualquer posição e é um pouco cliché mas também é importante estar visível! Eu tive sorte de que um membro sênior da GGG estava engajado com a comunidade e notou meus anos respondendo perguntas tanto que consegui convencê-los a me contratar, mas se você está mirando em um cargo já de cara, tenho certeza que conseguirá pensar em uma estratégia melhor que essa.

O que a comunidade pode esperar em termos de coisas nas quais você está trabalhando no momento?

Naturalmente estou trabalhando em grande parte do tempo na 3.11 no momento. Em particular, tenho melhorado e reformulado alguns dos itens únicos menos amados e bufando algumas habilidades com pouco poder. Se sua build hipster favorita virar meta na 3.11, ou uma habilidade/item bufado ainda for ignorado ou não for usado, você provavelmente poderá me culpar. Eu também tenho cargos menores em novas habilidades e itens únicos para a 3.11, e um pouco de configuração de mecânicas da liga. Olhando mais adiante, estou liderando uma quantidade de mudanças bem grandes em alguns conteúdos antigos que você poderá saber mais sobre mais para o fim do ano, coordenando os toques finais para a campanha do Ato 1 do Path of Exile 2 e fazendo configuração de alguns monstros do Ato 2. São tempos empolgantes!
Posted by 
on
Grinding Gear Games

Report Forum Post

Report Account:

Report Type

Additional Info