Continuando com nossa série de entrevistas com o streamer, hoje trazemos a primeira entrevista com um streamer da comunidade Brasileira. Paramos para conversar com o EpicPureGamer sobre sua stream e para saber um pouco mais sobre sua história.

Olá EpicPureGamer, obrigado por participar da entrevista! Se apresente por favor.

Ola, Meu nome é Bruno, sou Portugues e vivo em Portugal. E sou criador de conteúdo para o Youtube e Twitch, principalmente de Path of Exile..

Quando começou a fazer conteúdo para Youtube/Twitch?

Criei o canal no Youtube em 2015 mas comecei a fazer conteúdo mais consistentemente em 2016, as lives vieram no início de 2017 no youtube e no final do mesmo ano na Twitch.

Ser criador de conteúdo é o teu trabalho em tempo integral? O que fazia antes de sua criação?

Infelizmente não. Apesar de eu dedicar muito tempo ao meu canal, o retorno não permite considerar como um trabalho em tempo integral. Antes de criar o canal, estava a terminar Doutoramento em Engenharia Eletrônica (Sou Matemático), depois de graves problemas de saúde tive de passar um tempo longo em casa. Naturalmente surgiu o Youtube como forma de ocupar o meu tempo. Com o passar do tempo fui me dedicando cada vez mais a este trabalho.

O que as pessoas podem esperar do teu conteúdo e sua stream? Você segue um cronograma?

No que diz respeito ao Youtube, tenho quase 800 videos de PoE, e tento lançar conteúdo todos os dias da semana, na forma de guias, notícias, gameplays, PodCast e entrevistas. Quanto a stream de momento faço durante o dia, os Podcast realizam-se depois de jantar. No início das ligas a frequência de streams é maior e com o passar do tempo, tento focar mais no youtube. As lives são um lugar descontraído, onde as pessoas podem vir bater um papo sobre o jogo e tirar dúvidas. Se estão a passar dificuldade com alguma build apareçam, tenho todo o gosto em ajudar.

Quando foi a primeira vez que você jogou Path of Exile?

A minha conta foi criada em 16 de Agosto de 2011 mas eu joguei um pequeno demo antes disso, onde só tinha esqueletos para matar na praia e 2-3 skills para usar. Como era jogador de Diablo 2 achei interessante a proposta da GGG e segui desde então.

Qual experiência inicial deixou uma boa impressão em você? O que te mantém no jogo até hoje?

Logo no início achei super interessante o contato próximo com os criadores. Tentar criar um jogo desafiante e a pensar nos jogadores. Updates constantes e melhorias permanentes no jogo fizeram com que nunca tenha parado de jogar. O jogo nunca deixou de me lançar desafios! Ainda hoje fico surpreendido com cada update como me conseguem fazer voltar sempre com mais vontade de explorar as novidades.

Quais são os principais destaques do seu tempo no Path of Exile?

A comunidade BR que me acolheu de braços abertos foi o que mais tenho a destacar. O ter conseguido criar um podcast em Português que já vai em 35 episódios a cerca de 2 anos é outra coisas que quero destacar. E isso só é possível porque outros criadores de conteúdo se disponibilizam a participar sempre que os convido. Sem eles nada disto era possível. Depois todas as pessoas que se tornaram Patrocinadores do canal e que ajudam todos os meses foi algo que nunca pensei que poderia acontecer quando criei o canal.

Quais hobbies ou interesses você tem fora do streaming?

Tenho uma pequena horta familiar, é o meu grande hobbie, que ainda por cima me permite ter comida saudável para a minha família. Gosto de cozinhar, acho que se nota que gosto de comer.

Quanta pressão está envolvida em ser um Youtuber/Streamer? Como você administra isso? Como o streaming afetou sua vida?

Na verdade a vida de um Youtuber/Streamer é bastante exigente, fazer um vídeo de 5 minutos pode demorar horas, desde a preparação, gravação e edição. E stream é todo outro desafio. Lidar com pessoas pode ser fantástico como no dia errado pode ser um pesadelo. Saber gerir isso, e continuar dia atrás de dia com a mesma alegria na Stream é o desafio. Eu tento por princípio só abrir a live se estiver animado para o fazer. Só assim aguento passado tanto tempo. O apoio das pessoas no chat é importante!

Você também se concentra em criar guias, especialmente para aqueles que estão começando ou jogam casualmente. O que torna esse tipo de build tão atraente para você? Qual é o desafio de criar um guia de build sólida?

Essa foi a motivação para começar. Criar conteúdo que eu gostaria de consumir, e que pudesse ajudar o máximo de pessoas. Em português claro! No início tinha dificuldade quando ia ver um guia e as partes mais importantes não estavam explicadas, os pequenos detalhes. Tento nos meus vídeos explicar exatamente isso. Porque é assim que gosto de ler guias. O grande desafio é o tempo. Criar um bom guia demora muito tempo, e é o resultado de muitas iterações, quem lê o guia deve ajudar a melhorar. É assim que eu acho certo. Todos em conjunto para criar o melhor conteúdo.

Você tem algum conselho para quem deseja iniciar uma carreira com youtuber/streaming?

Só comecem se for pelos motivos certos. Não pelo dinheiro/fama. Isso vai trazer uma pressão enorme e vai acabar por afetar o vosso conteúdo. Participem na comunidade, conheçam os criadores que fazem o mesmo que vocês, troquem ideias, ajudem-se mutuamente. A internet é uma selva, não se isolem. Trabalhem em equipe sempre que puderem.

Se você pudesse dizer algo que todo jogador do Path of Exile deveria ouvir, o que seria?

O jogo é extremamente difícil para quem está a começar. Diria para respeitarem a complexidade do jogo e tentar aprender com quem tem mais experiência. Procurem informação nos fóruns, youtube, streams, etc. É normal o primeiro personagem dar errado, aprendam com os erros e evoluam. PoE é um jogo de evolução, todos os dias estamos mais fortes.

No caso da comunidade PTBR, apoiem os criadores que fazem conteúdo em português. Pensem na hora de dar sub ou qualquer forma de apoio a um youtuber/streamer se o vosso dinheiro não teria mais impacto ajudando aquele criador pequeno que está a tentar fazer conteúdo em português e precisa de todo o apoio para nao desistir.

Você tem algum projeto atual que gostaria de compartilhar com a comunidade?

Tenho 2 projetos que brevemente serão revelados, o primeiro foi no início da Liga Delirium, uma nova serie no canal de youtube que acho que todos irão gostar. E mais tarde algo mais pessoal que está associado ao meu hobbie que mais pra frente irão saber.
______

Muito obrigado por participar da entrevista! Se quiser saber mais sobre o EpicPureGamer, dê uma olhada em seu Twitter, YouTube ou Twitch.
Posted by 
on
Grinding Gear Games
Queria agradecer a Bex em primeiro lugar por ter apoiado esta iniciativa e depois ao Yantor por dar aquele força extra para isto acontecer.

Espero que a comunidade adira a esta iniciativa de divulgar creadores de conteudo em Portugues.

Bom jogo a todos!

Epic
Umas das características mais típicas do Epic é que ele é um dos poucos, ou talvez o único, a de fato tentar aproximar os criadores de conteúdo PT/BR de Path of Exile.

Obrigado por tudo Epic.
Boaaa ... Esse é meu tuga predileto e de coração. Sucesso e força sempre meu amigo. Eh nooix..
Grande Épico.Para além de perceber muito de POE é um streamer muito simpático. Parabéns pela entrevista.
Cheer!
Excelente e continuação de bom trabalho! Um abraço.
Boa Epic, seu canal me ajudou muito e vejo muita simplicidade e espontaneidade em suas lives! Abraço! Sucesso!
Cool. Parabéns Epic.
esse é o melhor dos melhorees criador de conteudo do poe, GGG so tem a ganhar investindo nesse rapaz!
parabens epic pelo trabalho e sucessoooooooooooooooo!!!

Report Forum Post

Report Account:

Report Type

Additional Info